Muitos usuários devem avaliar se eles devem ou não formatar seu computador. A formatação nem sempre é necessária. Basicamente, a formatação de um computador é, na verdade, a formatação de um HD (disco rígido) porque cada arquivo que existe no computador está efetivamente presente no disco rígido.

Os computadores novos são vendidos com o disco rígido pré-formatado. Qualquer informação é adicionada pelo fabricante ou pelo usuário. Podemos dizer que a formatação é o procedimento de preparação do disco rígido para ser utilizado e remove todo o conteúdo que estava armazenado nele. A formatação prepara o HD para gravar novas informações e isso implica, principalmente, em um sistema de arquivos vazio para que novos dados que sejam gravados mais tarde.

A formatação de um disco rígido/computador pode ser feita facilmente por um usuário que saiba comandos simples do DOS ou qualquer um que tenha um disco do sistema operacional. No entanto, ele envolve a exclusão de todos os dados que estiver presente no computador e irá deixá-lo vazio, o que significa que cada arquivo, software e aplicativos que foram instalados anteriormente serão removidos e o sistema de armazenamento será construído novamente.

Portanto, é importante ter uma boa razão antes de optar pela formatação, por isso selecionamos seis motivos para se formatar um computador.

1. O Computador não Inicializa

dos-tela-falha-sistema

No caso de o sistema não iniciar devido a erros de registro ou tela preta, em vez de tentar reparar, às vezes é mais fácil formatar. Você deve sempre tentar a opção de reparação primeiro, mas a reparação é algo mais técnico e você pode não conseguir fazê-la sozinho. O registro do Windows é um componente muito importante do computador, contém todas as opções de configuração e as configurações do sistema operacional. O registro também inclui definições para componentes de baixo nível e também os aplicativos que estão funcionando nessa plataforma.

Seu computador pode não iniciar devido a ataques de vírus ou outras alterações na configuração, o sistema não inicializa porque o sistema operacional não pode ser carregado. Nestas circunstâncias, o computador é reiniciado ao abrir a tela do Windows ou até mesmo se recusa a ir mais longe do que a tela do DOS (tela preta). Formatar o disco rígido ou o computador é a única maneira de fazê-lo funcionar.

Antes de tudo, você precisa analizar se há arquivos importantes em seu computador e se devem ser salvos. Pode ser necessário a ajuda de um técnico em informática para fazer o backup de seus arquivos, uma vez que seu computador não inicializa.

Formatar o sistema remove todos os arquivos e erros e restaura o computador para um estado em branco. É quase sempre seguido da instalação do sistema operacional, o que significa que o usuário seria capaz de utilizar um sistema limpo e rápido.

Pode parecer um disco arranhado quando dizemos que a formatação remove todos os arquivos, no entanto, muitas pessoas vão em frente e formatam, e depois se queixam da falta de arquivos.

2. O Disco Rígido está Cheio

Quando o disco rígido é preenchido com um monte de arquivos, depois de vários meses ou até mesmo alguns anos de trabalho no mesmo computador, o usuário pode achar que o disco rígido não há espaço para adicionar mais arquivos. Isso acontece principalmente para os indivíduos que não estão cientes de que existe a manutenção preventiva do computador.

Embora a busca manual é a melhor opção para ver todos os dados e excluir aqueles que não são desejados, as pessoas ainda preferem a formatação, porque:

  • É a maneira mais fácil de apagar todos os dados indesejados e poupa muito tempo.
  • A formatação vai apagar arquivos que você nem sabia que existiam.
  • Às vezes, o computador pode estar cheio de arquivos temporários que são difíceis de localizar e eliminar. Neste caso, a formatação do computador pode ser o caminho mais fácil para obter um sistema utilizável.

Antes de formatar limpe seu computador e certifique-se de fazer o backup dos arquivos que você precisa.

3. Muitos Erros

Se há um monte de erros e problemas de vírus no sistema, isso pode ser considerado a principal razão de qualquer usuário pensar em formatar seu computador. Vírus vêm na maior parte dos arquivos que estão corrompidos e que podem ser transferidos, atacando locais com risco. Download de arquivos através da internet, utilizar pen drives que não foram verificados a existência de vírus ou conexão em uma rede pública, tudo pode deixá-lo em apuros.

Estes vírus corrompem os dados e tornam difícil para o usuário abrir os arquivos ou usar o sistema corretamente. Eles também reduzem a eficiência do sistema porque eles podem utilizar muito a CPU, o que poderia deixar as outras aplicações lentas.

Às vezes é mais fácil formatar seu computador, em seguida, tentar encontrar uma solução. Corrigir um erro pode demorar um dia inteiro e a formatação demora pouco mais de uma hora.

4. Para Atualizar o seu Sistema

A atualização do sistema operacional é um grande motivo para formatar seu computador. Você pode querer comprar uma versão de atualização para o seu sistema operacional Windows, ou talvez comprar um sistema operacional completo, novo e melhorado, como o mais recente Windows 10.

É impressionante o que os computadores podem fazer hoje em dia, no entanto, se você quiser manter-se atualizado, talvez você terá que formatar seu computador. É muito melhor começar com um computador totalmente limpo, sem nada no seu disco rígido, quando você começar a usar o novo sistema operacional.

5. Seu Computador está Lento

Se o sistema está lento, pode não haver quaisquer erros sendo mostrados, mas você sente que o seu computador está travando. Esperançosamente você não tem um problema de hardware e a formatação pode definitivamente ajudar a acelerar o seu computador. Antigamente a formatação era realizada muitas vezes, uma vez que era a única maneira de manter seu computador funcionando com eficiência. Nos dias atuais há menos necessidade para isso, como o sistema operacional Windows melhorou e pode reparar muitos erros automaticamente.

6. Você irá Vender seu Computador

Note-se que esta seção só se aplica a computadores com discos rígidos mecânicos que executam o Windows 7 ou versões anteriores do Windows. Se você está se vendendo um computador com Windows 7 ou qualquer versão superior que possua disco sólido (SSD), você pode ignorar este motivo.

Se o seu notebook ou desktop tem um disco rígido magnético tradicional, é possível recuperar os dados do disco rígido, mesmo depois de formatar e reinstalar o sistema operacional. Isso ocorre porque reinstalar o sistema operacional não irá apagar todos os setores do disco.

Se você gostaria de apagar todos os setores do disco, você terá que usar uma ferramenta como DBAN antes de reinstalar o Windows em seu computador. Tenha em mente que esta ferramenta limpa sua unidade inteira e irá apagar qualquer partição de recuperação do fabricante encontrado nele.

Concluindo

Se a formatação for feita por causa de um problema no computador ou apenas para atualizar o sistema, é importante fazer o backup de todos os dados importantes no computador, caso contrário os arquivos serão perdidos. Fazer o backup é muito fácil e sistemas operacionais modernos pedem aos usuários para fazer o backup, mesmo quando o computador acaba de ser comprado, pois economiza tempo no caso de emergências.

Categorias: Informática /

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe um Comentário